O ex-deputado federal Bebeto Galvão (PSB) foi convidado a participar de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) dedicada ao debate sobre a retomada e integração da indústria naval e offshore no Cone Sul, região formada por Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O encontro aconteceu na última quarta-feira (3) e reuniu instituições como a Transpetro, CNM, CNTM, Universidade Federal do Ceará, Escola de Engenharia do Rio de Janeiro, Sindicato dos Engenheiros, além de representantes do Chile, Argentina e Uruguai.
"Discutimos a necessidade de superar desafios tecnológicos e trabalhistas. A proposta é criar uma agenda com foco em inovação, formação de mão de obra e alinhamento de políticas", destacou Bebeto, que atuou como membro da Comissão Parlamentar de Defesa da Indústria Naval e Offshore.
O grupo terá como missão trabalhar no aprimoramento da legislação, na análise de normas internacionais e no diagnóstico do setor, que sofreu um forte desmonte no Brasil nos últimos anos. A iniciativa se conecta a grandes projetos em andamento, como a reativação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, cujo investimento é de aproximadamente R$ 3 bilhões.
A agenda discutida prevê cooperação regional em áreas como logística portuária, projetos de infraestrutura e transição energética, unindo governos, setor privado, academia e sindicatos para fortalecer a economia nas zonas austrais da América do Sul. “Agora é construir soluções permanentes que garantam desenvolvimento, soberania e justiça social para o Brasil e a América do Sul”, concluiu o ex-parlamentar.


Postar um comentário